Como limpar ferro de passar

Mossoró - 12 de Junho de 2017

A sujeira no ferro decorre do uso de tecido sintético a uma temperatura não recomendada, ou uma alta temperatura mesmo, formando aquele “grude preto” que dificulta passar os demais tecidos, manchando e/ou comprometendo outras peças, as mais claras e delicadas.
A primeira coisa que as pessoas fazem é raspar o metal ou passar uma palha de aço. Não é o correto, pois compromete o ferro irreversivelmente. Para limpar ferro de passar de forma simples coloque uma colher de sal grosso sobre uma folha de papel, ligue o ferro em sua temperatura máxima e passe várias vezes sobre o sal, pressionando de leve e, no fim, limpe com um pano úmido e limpo. Não utilize a opção vapor do ferro.

Imagem

Você também pode limpar ferro de passar colocando na temperatura máxima, e quando o plástico grudado derreter totalmente, ele pode ser removido com uma espátula de madeira ou algo parecido, sem ser de metal, que não arranhe ou risque a superfície do ferro.
Você também pode fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e detergente formando uma pasta mole que deve ser esfregada várias vezes com um pano macio. Deixe-a sobre a superfície por um tempo e esfregue. No final limpe e/ou seque com um pano.
Outra forma de limpar ferro de passar é esfregar com vigor um pano embebido em vinagre, e repetir o processo até ficar limpo por inteiro.
Lembre-se que para conservar o seu ferro de passar é bom esvaziar completamente o reservatório de água – uso do vapor – toda vez que terminar de usar, pois a água e o calor levam à disposição de “sais minerais” podendo formar cristais ou enferrujar obstruindo as saídas.
Se estiverem sujos, para limpar ferro de passar, tente usar um cotonete embebido em vinagre branco enquanto ele ainda estiver quente.